Há algum tempo já notamos o aumento na quantidade de solicitações para obter a cidadania italiana. Nos últimos anos, o número de descendentes vivendo no Brasil e planejando se mudar para a Itália tem crescido significativamente.
No entanto, existem três mudanças recentes que afetam diretamente os processos e exigem muita atenção.
É importante lembrar que aproximadamente 30 milhões de brasileiros são descendentes de italianos e têm o direito à cidadania italiana. Hoje em dia, muitas pessoas com ascendência italiana estão planejando realizar o sonho de viver na Europa, mais especificamente na Itália, um dos lugares mais bonitos e promissores do mundo. No entanto, é necessário ter muita atenção e contar com a ajuda de profissionais qualificados para evitar obstáculos e prejuízos durante o processo.
Entre as mudanças estão:
1. Protocolo de solicitações nas províncias de origem dos italianos: Anteriormente, as solicitações eram exclusivamente protocoladas em Roma. No entanto, desde 22 de junho de 2022, com a entrada em vigor da Lei da Reforma Civil Italiana, os processos passaram a ser protocolados nas províncias de origem dos italianos. Isso reduziu o prazo de finalização dos processos para cerca de oito meses a um ano.
2. Dificuldade em agendar atendimentos nos consulados brasileiros: Mudanças recentes no registro das filas nos consulados de São Paulo e Rio de Janeiro têm causado problemas para dezenas de pessoas. Agora, em vez de abrir uma solicitação por e-mail, é necessário se cadastrar em um sistema interno do órgão, que muitas vezes não oferece datas disponíveis para agendamento. Para contornar esse obstáculo, é necessário comprovar ao juiz a tentativa malsucedida de inscrição, contando com a ajuda de profissionais.
3. Questão da legitimação na linha de descendência: Com as províncias italianas assumindo a responsabilidade pelos processos, surgiu um requisito relacionado à legitimação na linha de descendência. A legitimação é válida apenas quando os pais são casados ou quando o descendente italiano, responsável por transmitir a cidadania, declara uma criança.
No entanto, quando se trata da cidadania italiana e dessas recentes mudanças, a situação pode ter vantagens e desvantagens. Sempre digo que aqueles que já sabem lidar com as burocracias encontradas na Itália têm uma chance maior de sucesso, portanto, não hesite em procurar orientação.
Foto por freepik.com