^
topo
Fale conosco!

Blog > Dicas e Curiosidades

Filtrar por conteúdo:
Buscar por assunto:
10
FEV
2022

Bolsa de estudos na Itália: como conseguir

bolsas de estudos na Itália que você precisa conhecer
Sabia que existem diversas bolsas de estudos na Itália para estudantes estrangeiros? E mais! Por lá, todos os alunos internacionais têm direito aos mesmos serviços de assistência financeira que os estudantes locais. Isso significa que as bolsas de estudos que são concedidas pelo governo e pelas universidades universidades italianas (a nível nacional e regional) para os estudantes nacionais, também podem ser requisitadas por estudantes de outros países matriculados em alguma instituição local. Pensando nisso, separamos algumas dessas bolsas para você começar a se preparar. Confira:

Bolsas de estudos na Itália concedidas pelo governo
Ministerio degli Affari Esteri e della Cooperazione Internazionale (MAECI)
O governo italiano, através do Ministério de Relações Exteriores, concede bolsas para estudar na Itália tanto para cidadãos estrangeiros quanto para cidadãos italianos residentes no exterior. Elas são oferecidas para programas de mestrado e doutorado; projetos de pesquisa sob supervisão acadêmica; cursos avançados de língua e cultura italiana; e cursos de formação profissional em Dança, Artes e Música.

A bolsa inclui isenção das taxas de matrícula universitárias, seguro saúde e auxílio mensal para despesas no valor de 900 euros. Mas só é possível se candidatar para bolsas de três, seis ou nove meses. Entenda como funciona:

Cursos de língua e cultura: 3 meses;
Projetos de pesquisa: 6 ou 9 meses;
Cursos de formação profissional em Artes, Música e Dança: 6 ou 9 meses;
Mestrado e doutorado: 6 ou 0 meses com possibilidade de renovação.
Obs: A isenção das taxas de matrículas não se aplica para os cursos de língua e cultura italiana.

Bolsas de estudos na Itália concedidas por universidades
Universidade de Bolonha
A Universidade de Bolonha oferece bolsas de estudos para estudantes internacionais que desejam se matricular em programas de graduação e mestrado. Cada bolsa é concedida para o período de 1 ano acadêmico. O valor total é de pouco mais de 11 mil euros. Além disso, os selecionados ainda ficam isentos do pagamento de taxas universitárias.

Universidade Luigi Bocconi
A Bocconi oferece bolsas de estudos de mérito para estudantes internacionais matriculados em qualquer programa de graduação ou mestrado em Ciências da instituição. A bolsa inclui metade dos valores anuais das mensalidades. Ou seja, não é tão completa como outras dessa lista, mas ainda assim é um belo de um incentivo.

Universidade de Pavia
A Universidade de Pavia tem o objetivo de promover a cooperação internacional com os países em desenvolvimento. Para isso oferece bolsas para estudantes de alto desempenho acadêmico desses locais. As oportunidades são para programas de mestrado ministrados em inglês. Cada bolsa vale cerca de 8 mil euros.

Universidade de Pádua
A Universidade de Pádua financia estudantes de baixa renda, tanto italianos quanto estrangeiros, que possuem bom histórico acadêmico. A bolsa é dada parte em dinheiro e parte em serviços, como alojamento ou refeições nas cantinas universitárias, por exemplo. Estudantes de todos os cursos podem se candidatar.

Escola Normal Superior de Pisa
A Scuola Normale Superiore oferece 78 bolsas de PhD totalmente financiadas para cidadãos italianos e estudantes de fora da Itália. Todos os alunos admitidos no programa de doutorado recebem apoio financeiro completo. Ou seja: mensalidades, salário e auxílio manutenção para custos diários. Essa é, aliás, a melhor bolsa dessa lista.

Politecnico de Milano
Todos os anos, a Politecnico di Milano oferece uma série de bolsas de estudos de mérito para candidatos internacionais admitidos em programas de mestrado em Ciências. Os estudantes selecionados pagam apenas uma taxa administrativa de cerca de 200 euros. Além disso, bolsas de estudos no valor de 5 mil a 10 mil euros por ano também podem ser concedidas, assim como a isenção do pagamento de mensalidades.

Essas são algumas das principais bolsas de estudos na Itália. Mas é bom lembrar que todas elas são muito disputadas. Então se você ficou com vontade de se aplicar, é muito importante começar a se preparar desde já.
Atendimento
Telefone
(54) 9694-9220
(54) 9626-9545
Email
michele@scopelcidadaniaitaliana.com.br
Endereço
Rua Germano Girotto, nº 995
Antônio Prado - RS
© Copyright 2022 Scopel Cidadania Italiana | Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por Gabriel Isoton
Este site utiliza apenas cookies transitórios - não coletam dados pessoais do usuário. Para maiores informações acesse nossos termos de uso e políticas de privacidade.
VISUALIZAR TERMOS E POLÍTICAS DE PRIVACIDADE