^
topo
Fale conosco!

Blog > Dicas e Curiosidades

Filtrar por conteúdo:
Buscar por assunto:
13
FEV
2022

Documentos para entrar na Europa: Veja como se preparar para a Viagem!

Este texto é um guia com todos os documentos necessários para viajar para a Europa e passar pela imigração. Viajantes brasileiros não precisam de visto para entrar na maioria dos países da Europa – pelo menos se a viagem for de turismo e com até 90 dias de estadia.

Mas a dispensa de visto não significa que você terá entrada garantida no velho continente. Assim que desembarcar em solo europeu, você passará pelos agentes de imigração. Eles decidirão se você pode entrar ou não. Para não ter problemas, é bom anotar e providenciar com antecedência os documentos e certificados para viajar para Europa:
1-Passaporte válido
2-Seguro viagem com cobertura de pelo menos 30 mil euros
3-Comprovantes de hospedagem ou carta-convite
4-Comprovantes financeiros
5-Passagens de ida e volta
Ainda, devido às restrições por conta da Covid-19, será necessário documentação adicional para brasileiros, que varia de país para país:

Preencher formulário de entrada específico do país; e
Certificado de vacinação contra Covid-19; e/ou
Exame PCR realizado antes e/ou na chegada; e/ou
Quarentena
Vamos nos aprofundar em todos esses tópicos a seguir:

Documentos para entrar na Europa: o que precisa?
Seguro Viagem Obrigatório
Tanto países que fazem parte da União Europeia como os países signatários do tratado de Schengen, exigem de seus visitantes a obrigatoriedade de ter um seguro de viagem com cobertura de até 30 mil euros para viajar por essas nações. O seguro pode ser cobrado na hora da imigração.

Além disso, é fundamental não só contratar um seguro de viagem, como também escolher um bom seguro, um produto que garanta cobertura em caso de Covid. E também, claro, que cubra outras emergências médicas, hospitalares e jurídicas.

Passaporte válido para entrar na Europa
Você precisa ter um passaporte válido para viajar para quase todos os países do mundo. Não é diferente na Europa. Para o caso dos países do Tratado de Schengen, a regra é que seu passaporte precisa ter pelo menos três meses de validade após a data esperada para o fim da viagem. Vai voltar no começo de dezembro? Seu passaporte precisa valer até o começo de março.
Mas lembre-se que nem todos os países da Europa assinaram esse tratado. Para os outros, em geral vale a regra de que seu passaporte precisa ter pelo menos seis meses de validade na hora do embarque. Portanto, quando seu passaporte estiver a seis meses de vencer, corra para fazer um novo.

Comprovantes de hospedagem ou carta-convite
Eles querem saber onde você vai ficar hospedado (e assim ter garantias de que você é um turista, não alguém tentando fazer a vida ilegalmente por lá). Por isso, reserve seus hotéis com antecedência, pela internet mesmo. Imprima e leve com você todos os comprovantes de reserva.

Vai ficar na casa de alguém? Sem problemas, mas nesse caso você precisa ter uma carta-convite, um documento em que seu anfitrião diz que vai te receber. Importante: não descuide dessa regra. A carta-convite é frequentemente exigida na imigração de vários países.

Qual valor mínimo para entrar na Europa? Quantos euros levar?
“Quantos euros preciso para entrar na Europa” é uma pergunta que recebemos constantemente. O valor mínimo varia de país para país, até porque o custo de vida muda muito também – a Suíça é muito mais cara que Portugal, só para dar um exemplo.

Mas, em geral, para entrar na Europa é preciso comprovar ter pelo menos 65 euros para gastar por dia de viagem (e por pessoa). E, mesmo que sua estadia seja curta, de três ou quatro dias, ainda assim você precisa comprovar que tem pelo menos 600 euros.

Note que você não precisa gastar isso de fato. E pode ser até que gaste muito mais. O importante é comprovar ter esse dinheiro, seja com saldo em conta bancária, cartão de crédito ou dinheiro em espécie. Converse com seu gerente sobre o assunto antes de viajar e peça comprovações específicas para esse caso. Aproveitando, não se esqueça de liberar o uso de seus cartões no exterior. Você pode fazer isso em qualquer caixa eletrônico – alguns bancos permitem que seja feito até pela internet.

Passagens de ida e volta
Eles querem ter garantias de que você vai voltar para casa depois de gastar seus suados euros na Europa. Portanto, imprima todos os seus comprovantes de passagens e leve com você. Inclusive, pode ser necessário que você apresente a passagem de retorno no momento do check-in no Brasil.
Atendimento
Telefone
(54) 9694-9220
(54) 9626-9545
Email
michele@scopelcidadaniaitaliana.com.br
Endereço
Rua Germano Girotto, nº 995
Antônio Prado - RS
© Copyright 2022 Scopel Cidadania Italiana | Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por Gabriel Isoton
Este site utiliza apenas cookies transitórios - não coletam dados pessoais do usuário. Para maiores informações acesse nossos termos de uso e políticas de privacidade.
VISUALIZAR TERMOS E POLÍTICAS DE PRIVACIDADE