^
topo
Fale conosco!

Blog > Dicas e Curiosidades

Filtrar por conteúdo:
Buscar por assunto:
26
FEV
2024

Validação do Diploma de Ensino Médio na Itália

Validar seu diploma de ensino médio na Itália é fundamental se você pretende estudar no país. Embora possa parecer um processo complexo, na Scopel Cidadania Italiana estamos aqui para guiá-lo em cada etapa, tornando-o mais simples e acessível.

Passo 1: Solicitação da Declaração de Valor in Loco
O primeiro passo é solicitar a Declaração de Valor in Loco. Este documento oficial atesta a autenticidade do seu diploma de ensino médio brasileiro, tornando-o reconhecido na Itália. Isso é essencial, já que os diplomas estrangeiros não têm validade legal no país.

Passo 2: Equivalência de Estudos
Se você planeja ingressar em um curso de pós-graduação na Itália, como mestrado ou doutorado, precisará passar pela etapa de equivalência de estudos. Isso garante que seu diploma seja considerado equivalente a um título italiano, permitindo que você prossiga com seus estudos no país.

Como Solicitar a Equivalência de Estudos:
Após obter a Declaração de Valor, você deve solicitar a equivalência de estudos em uma instituição italiana.

O pedido é feito online através da plataforma Prenotami em um consulado italiano no Brasil. Compareça ao consulado na data marcada com os documentos necessários para a emissão da Declaração.

Documentos Necessários:
Os documentos exigidos variam de acordo com o tipo de diploma. Para o ensino médio, você precisará dos seguintes documentos:

- Pedido do interessado, disponível no site do Consulado Italiano, preenchido e impresso;
- Histórico escolar do ensino fundamental (original e tradução para o italiano);
- Histórico escolar do ensino médio (original e tradução para o italiano);

Para títulos emitidos em determinados estados brasileiros, documentos adicionais podem ser necessários. Lembre-se de que todos os documentos devem ser apostilados e traduzidos por um tradutor público juramentado.

Na Scopel Cidadania Italiana, estamos comprometidos em simplificar o processo de validação do seu diploma de ensino médio na Itália. Conte conosco para orientá-lo em cada etapa e tornar seu sonho de estudar na Itália uma realidade!

foto by freepick.com
Atendimento
Telefone
(54) 9694-9220
(54) 9626-9545
Email
michele@scopelcidadaniaitaliana.com.br
Endereço
Rua Germano Girotto, nº 995
Antônio Prado - RS
© Copyright 2022 Scopel Cidadania Italiana | Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por Gabriel Isoton
Este site utiliza apenas cookies transitórios - não coletam dados pessoais do usuário. Para maiores informações acesse nossos termos de uso e políticas de privacidade.
VISUALIZAR TERMOS E POLÍTICAS DE PRIVACIDADE